Abordagens da Educação Física
Abordagem Desenvolvimentista: tem a psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem como base teórica. O principal objetivo é o oferecimento de experiências de movimentos adequadas ao nível de crescimento e desenvolvimento. Nessa abordagem é defendida a idéia de que o movimento é o principal meio e fim da Educação Física.
[...] a sua idéia central é
oferecer a criança [...]
oportunidade de experiências
de movimento de modo a
garantir o seu desenvolvimento
normal, portanto, de modo a
atender essa criança em suas
necessidades de movimento
[...] (BRACHT, 1999, p. 78).
Abordagem Crítico-Superadora: A abordagem crítico-superadora tem inspiração no materialismo histórico-dialético de Karl Marx e compreende a Educação Física escolar como uma disciplina que trata pedagogicamente, de um tipo de conhecimento denominado cultura corporal, onde visa a aprendizagem da expressão corporal como linguagem. Assim, essa abordagem,
[...] Busca desenvolver uma
reflexão pedagógica sobre o
acervo de formas de
representação do mundo que o
homem tem produzido no decorrer da história,
exteriorizadas pela expressão
corporal: jogos, danças, lutas,
exercícios ginásticos, esporte,
malabarismo, contorcionismo,
mímica e outros, que podem
ser identificados como formas
de representação simbólica de
realidades vividas pelo homem,
historicamente criadas e
culturalmente desenvolvidas
(SOARES et al., 1992, p. 38).
Abordagem Crítico-Emancipatória: Essa abordagem busca uma ampla reflexão sobre a possibilidade de ensinar os esportes pela sua transformação didático-pedagógica;é necessário orientar o ensino num processo de desconstrução de imagens negativas que o aluno interioriza na prática de esportes autoritários e domesticadores.
Abordagem Construtivista: propõe como tarefa da Educação Física o desenvolvimento de habilidades motoras, porém num contexto de brinquedo e de jogo, desenvolvidos a partir de um universo da cultura infantil que a criança possui. Os conteúdos, na abordagem construtivista, devem ser desenvolvidos numa progressão pedagógica, numa ordem de habilidades, mais simples (habilidades básicas) para as mais complexas (específicas).
Vídeo sobre as abordagens pedagógicas na Educação Física
.jpg)
Nenhum comentário:
Postar um comentário