14 de julho de 2012


Formação Inicial


 "Ensinar é uma atividade relacional: para coexistir, comunicar, trabalhar com os outros, é necessário enfrentar a diferença e o conflito. Acolher e respeitar a diversidade e tirar proveito dela para melhorar sua prática, aprender a conviver com a resistência, (...) fazem parte da aprendizagem necessária para ser professor." (Mello, 2000)

 "Mas ensinar é também uma (...) atividade altamente determinada por fatores que escapam ao controle de quem ensina. O projeto educativo e a ação cotidiana, a intenção e o resultado na sala de aula, na escola, no sistema e na política educacional sempre guardarão alguma distância, maior ou menor. Ensinar, portanto, exige aprender a inquietar-se e a indignar-se com o fracasso sem deixar destruir-se por ele."



Formação Continuada


Um processo permanente de busca e qualificação pelos profissionais da educação. Segunda Eliane Bruno (2000), ela é vista como uma oportunidade de atualização pedagógica que acontece através de cursos, palestras, seminários, encontros, reuniões pedagógicas. Essa formação não deve abranger apenas o professor, e sim outros profissionais da educação, como diretores, orientadores educacionais, supervisores pedagógicos e administradores escolares.


Leia mais em: http://www.webartigos.com/artigos/formacao-continuada-direito-dever-responsabilidade-mas-de-quem/13140/#ixzz20oFG3kOi

Um vídeo para reflexão


Referências

www.youtube.com.br
www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=77
www.recantodasletras.com.br
www.diaaddiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2148-6.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário